4 de setembro de 2015

Alunos de Fisioterapia orientam a comunidade sobre hipertensão

Em aula prática, estudantes aferiram a pressão arterial de quem passou pelo posto de saúde do bairro Miguel Badra Baixo, região carente da cidade, e ainda realizaram relaxamento e orientação sobre exercícios

Estudantes do 6º semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Piaget prestaram orientação sobre prevenção da hipertensão à comunidade do bairro Miguel Badra Baixo, em Suzano, nesta sexta-feira (04/09). Eles participaram do “Dia D” na Unidade Básica de Saúde da Família (PSF) “Eduardo Nakamura”. Diversos serviços foram oferecidos à população pela Secretaria Municipal de Saúde, de testes de glicemia a atividades recreativas.

O “Dia D” é uma promoção do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e é realizado nas unidades médicas na periferia. A Piaget recebeu convite e participou de forma voluntária. Os alunos de Fisioterapia realizaram aferição de pressão arterial e relaxamento e prestaram orientação sobre exercícios físicos, todos importantes para combater ou prevenir a hipertensão e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde e, como consequência, a qualidade e vida das pessoas.

A auxiliar de limpeza Luciana Oliveira Santos, de 39 anos, moradora do Badra Baixo, mãe de seis filhos, confirmou a suspeita de que estava com a pressão elevada. “Eu costumo ter pressão alta, faço tratamento. Não estava me sentindo bem para trabalhar, procurei o posto de saúde para buscar o remédio e aproveitei para fazer a medição”, disse. Luciana aprovou a atenção que recebeu dos alunos da Piaget. “Foi muito bom. Valeu a pena ter vindo”, acrescentou.

“Participar de iniciativas como esta é uma grande oportunidade para que os alunos tenham contato com a comunidade e entendam a importância da atenção primária à saúde, que se baseia, principalmente, na prevenção. Os estudantes do 6º semestre já estão aptos para esse tipo de atividade, que busca a promoção da saúde”, explicou a coordenadora do curso de Fisioterapia da Piaget, professora mestre Poliana Lima. Nessa sexta, as atividades serviram como aula prática da disciplina de Fisioterapia Preventiva.

Talita Pinho Tanaka, coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), disse que a UBSF do Badra Baixo atende a uma população estimada em 35 mil pessoas e que atividades com a que foi realizada nesta sexta-feira, o “Dia D”, reforçam a integração, a capacitação e a troca de experiência entre os profissionais da área de saúde do Nasf e do posto médico, além do atendimento direto da população.

A parceria com a Piaget, segundo Talita, vem para somar esforços na promoção da saúde. “Além disso, os alunos de hoje são os futuros profissionais que, depois de formados, virão trabalhar na rede de saúde da própria cidade. Eles passam a conhecer, desde já, a realidade do trabalho com a comunidade”, analisou. Darlianny Guidi, coordenadora do Nasf, disse que outras atividades como esta serão realizadas e que elas reforçam o trabalho de prevenção e orientação dos profissionais e da população.

Durante a manhã, a comunidade pôde tirar dúvidas com profissionais de odontologia, nutrição, fonoaudiologia, farmácia e ginecologia, e ainda aferir o nível de glicemia, conhecer os malefícios do fumo com narguilé (que muitos ainda acreditam ser inofensivo, mas, segundo especialistas, é pior do que o cigarro), além de aprender primeiros socorros com uma equipe do Samu de Suzano. Corte de cabelo, manicure e recreação para a criançada foram outros serviços oferecidos, com direito a pipoca e algodão doce. Tudo de graça.

Veja a galeria de fotos!