3 de dezembro de 2015

Artista nigeriano retrata o cotidiano em cores em mostra na Piaget

Até segunda-feira, dia 7, quem visitar o campus poderá apreciar o talento de Fatah Toromade por meio de suas telas e outras obras. É de graça! A Faculdade Piaget sedia, até segunda-feira, dia 7, a exposição do artista plástico e professor nigeriano Fatah Toromade, que está no Brasil em intercâmbio cultural. Suzano é a segunda cidade no Brasil […]

Até segunda-feira, dia 7, quem visitar o campus poderá apreciar o talento de Fatah Toromade por meio de suas telas e outras obras. É de graça!

A Faculdade Piaget sedia, até segunda-feira, dia 7, a exposição do artista plástico e professor nigeriano Fatah Toromade, que está no Brasil em intercâmbio cultural. Suzano é a segunda cidade no Brasil que exibe o talento do artista (a primeira foi a capital paulista no ano passado). A mostra tem entrada gratuita e é aberta para toda a comunidade.

No hall do prédio 7, o público encontra telas coloridas e outras obras que retratam o cotidiano da cultura Yoruba. As peças expostas fazem parte do intercâmbio cultural Brasil-Nigéria, que culminou com a vinda de Fatah Toromade e Oba Adeyemi Adediran, rei de Esa-Oke, em Osun, ao município. Eles chegaram ao País no dia 26/11 e estão hospedados em Mogi das Cruzes.

Estão reunidas na exposição obras em óleo sobre tela e nanquim, esculturas em fibra de vidro, vestimentas e outros adereços que mostram a beleza do cotidiano captada pelo talento de Fatah Toromade. O artista tem obras na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia e tem a oportunidade de expor no Brasil pela segunda vez.

O intercâmbio foi intermediado pelo artista plástico nigeriano radicado em Mogi Kenneth Moses Ogungbemi e o convite partiu da Associação Paulista e Esporte, Cultura e Cidadania (APECC) e da Liga Municipal de Capoeira, com o objetivo de apresentarem a eles os trabalhos nas áreas de cultura, esporte e ação social realizados na cidade. A APECC mantém parceria com a Piaget para a realização de atividades culturais no campus, entre outras iniciativas.

Além de Suzano, os nigerianos visitaram a Associação Casarão da Mariquinha, no município mogiano, participaram de uma atividade em alusão à Consciência Negra em Guarulhos e de um evento na Câmara Municipal de São Paulo. No dia 5, visitarão o Consulado Nigeriano no Brasil. Todas as atividades objetivam trocas culturais, participações em eventos de cultura afro-brasileira e eventos que contribuam com o intercâmbio político e comercial entre Brasil e Nigéria.

A comitiva nigeriana havia visitado a Piaget na quarta-feira e desde então cogitava realizar a exposição. No campus, o rei nigeriano e o artista plástico eles foram recepcionados pelo diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues, a diretora acadêmica Neide Feijó e o diretor administrativo e financeiro Jorge Kowalski Salvarani. Eles conheceram as instalações da Piaget e também conferiram a mostra “Congá”, em alusão à Consciência Negra, com obras da artista plástica Aline Baliberdin, que ficou em cartaz até quarta-feira.

Na ocasião, o diretor-geral da Piaget falou dos projetos futuros da faculdade, que inclui um intercâmbio com uma instituição africana para receber estudantes estrangeiros: “Estamos em fase de negociação, mas a ideia é abrir as portas para alunos de diversos países. Esta é uma das propostas em continuidade ao processo de internacionalização”, explicou Marcus Rodrigues aos visitantes.

O vereador e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano, Walmir Pinto, que mantém esse contato com os nigerianos desde a época em que foi secretário de Cultura de Suzano, acompanhou a visita ao campus e a abertura da exposição de Toromade. (Com informações e texto também de Gisleine Zarbietti)

5

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato