8 de setembro de 2015

Cinema na Piaget discute influência do Facebook na vida dos jovens

“A rede social” é a atração da próxima quinta-feira no projeto Cinema e Debate. Professores e alunos do ensino médio, de colégios técnicos e de idiomas, entre outros, estão convidados O projeto Cinema e Debate deste mês pretende provocar a discussão sobre como os jovens, principalmente, se relacionam com as redes sociais em um mundo […]

“A rede social” é a atração da próxima quinta-feira no projeto Cinema e Debate. Professores e alunos do ensino médio, de colégios técnicos e de idiomas, entre outros, estão convidados

O projeto Cinema e Debate deste mês pretende provocar a discussão sobre como os jovens, principalmente, se relacionam com as redes sociais em um mundo cada vez mais virtual, mediado por imagens, com forte apelo à aparência e superexposição da privacidade. Para tanto, a próxima sessão, na quinta-feira, dia 10, a partir das 19h30, será com o filme “A rede social”, que conta a história do Facebook e de seu fundador, Mark Zuckerberg. Professores e alunos do ensino médio, das redes estadual e particular, de colégios técnicos e de idiomas, entre outros, estão convidados. Será no auditório da Faculdade Piaget, em Suzano, com entrada gratuita.

“A rede social” é de 2010, mas as discussões que suscita são atualíssimas. É quase o retrato de uma geração que nasceu em meio ao boom da Internet e hoje está mergulhada num turbilhão bits por segundo em redes em que vale de tudo, da promoção instantânea de desconhecidos a celebridades à destruição de reputações. Que mundo é esse em que vivemos? Existe vida fora do Facebook? Como a superexposição nas redes ameaça a segurança no mundo real? Essas são apenas algumas indagações para o debate.

Quatro convidados irão compor a bancada debatedora: o policial civil Carlos César Alves, a psicóloga suzanense Sandra Mara Gonçalves, a jornalista e mestre em Comunicação Simone Leone e o assistente de produção Osmar Gomes; o ator Vinicius Fiamini será o mediador.

César Alves, policial civil com mais de 25 anos de experiência, pós-graduado em Direito Processual Penal pela Universidade Mackenzie, ex-secretário de Segurança em Ferraz, falará, por exemplo, sobre riscos da superexposição das pessoas no Facebook, as brincadeiras que podem destruir reputações e provocar bullying, além do que é ou não crime. A psicóloga Sandra Mara abordará o lado comportamental dessa geração “viciada” nas redes e nas trocas de mensagens instantâneas.

O excesso de informação, muitas vezes sem qualidade, profundidade e veracidade, será esmiuçado pela jornalista Simone Leone. Já o produtor Osmar Gomes analisará o aspecto artístico e cinematográfico da obra. Sucesso de público nos EUA e depois no mundo, “A rede social” faturou três estatuetas no Oscar (melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora e melhor edição).

Professores poderão utilizar a sessão, por exemplo, em atividades multidisciplinares em sala de aula. É interessante também para quem estuda ou quer se aperfeiçoar no meio cinematográfico ou simplesmente gosta de cinema. Para reserva de lugares: 4746-7090. A atração é uma parceria da Piaget e a Secretaria de Cultura de Suzano.

O projeto

Cinema e Debate começou em 2014 e desde então exibiu oito filmes: “Trem noturno para Lisboa”, “Cidade cinza”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “Flor de Abril” e “Elena”, no ano passado, além dos curtas “O útero tem o tamanho de um punho” e “Um pai triste” (produzidos por suzanenses) , e, no mês passado, “Orquestra dos meninos”. As sessões do projeto são sempre gratuitas, uma vez por mês, no auditório da Piaget, e para toda a comunidade.

"A rede social" conta a história do fundador do Facebook. File ganhou três estatuetas no Oscar
"A rede social" conta a história do fundador do Facebook. File ganhou três estatuetas no Oscar

 

ANOTE:

Projeto Cinema e Debate

(Parceria da Faculdade Piaget e Secretaria de Cultura de Suzano)

Quando: 10/09

Local: Auditório da Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, Suzano)

Horário: 19h30

Programação:

19h30: Exibição de fragmentos do filme “A rede social”

Após o filme: Debate com convidados especiais:

- Carlos César Alves, policial civil

- Sandra Mara Gonçalves, psicóloga

- Simone Leone, jornalista

- Osmar Gomes, assistente de produção

- Mediador: ator Vinicius Fiamini

Para reserva de lugares para grupos e mais informações: 4746-7090 (Faculdade Piaget)

Entrada: gratuita

 

FICHA TÉCNICA DO FILME

 

Título Original: The Social Network

Título no Brasil: A Rede Social

País de Origem: EUA

Lançamento: 2010 (Brasil)

Direção                : David Fincher

Elenco: Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield

Gênero: Comédia/Drama

Classificação: 14 anos

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato