22 de maio de 2016

Curso de Engenharia Ambiental realiza I Jornada do Meio Ambiente

Especialistas estarão na Piaget para falar sobre a importância do profissional de Engenharia Ambiental, mercado de trabalho e outros temas. O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget realiza nesta segunda e terça a I Jornada do Meio Ambiente com a presença de palestrantes especialistas. A jornada ocorrerá no auditório da instituição, das 19h às […]

Especialistas estarão na Piaget para falar sobre a importância do profissional de Engenharia Ambiental, mercado de trabalho e outros temas.

O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget realiza nesta segunda e terça a I Jornada do Meio Ambiente com a presença de palestrantes especialistas. A jornada ocorrerá no auditório da instituição, das 19h às 22h30, com convidados especialistas, que, além das palestras, interagirão com os alunos com espaço para perguntas e respostas. A atividade é voltada especialmente para alunos e professores de todas as turmas de Engenharia Ambiental da Piaget, inclusive alunos do período da manhã.

O coordenador do curso, professor André Wagner Oliani Andrade, explicou que as palestras terão como foco principal a importância do profissional de Engenharia Ambiental, suas atribuições, mercado de trabalho, carência de profissionais qualificados na região, assim como em todo o país, entre outras informações relevantes do setor.

“Estes temas foram escolhidos para nossa primeira jornada do Meio Ambiente visando incentivar e motivar nossos alunos e a perceberem o quão grande é este novo setor e o quanto o mesmo vem, a cada dia, se tornando uma das profissões mais importantes e abrangentes do mercado de trabalho. Isto se deve ao setor ambiental fazer interfaces com todas as áreas de conhecimento do homem (humanas, exatas e biológicas), visto que no atual momento de nossa existência, o desenvolvimento sustentável, a qualidade ambiental o respeito e a preservação dos recursos naturais sem retrocessos tecnológicos são primordiais para a manutenção do planeta e da vida”, disse o professor, que é doutor na área.

“Este evento vem em um momento muito importante para nossos alunos, pois terá a oportunidade de dirimir dúvidas sobre a importância e as atribuições deste profissional, além de incentivá-los a cada vez mais buscarem qualificação, ética, união, comprometimento e seriedade com seus estudos, diante das responsabilidades que este profissional possui para o desenvolvimento sustentável em todos os setores e áreas de atuação”, avaliou.

“Também será uma ótima oportunidade para entenderem e confiarem que a Faculdade Piaget, através de seu curso de Engenharia Ambiental, possui uma matriz muito bem estruturada e dentro do que se exige para a formação de um engenheiro em sua essência, fornecendo todos os subsídios e estruturação geral para o desenvolvimento de suas carreiras”, acrescentou o coordenador.

Nesta segunda-feira, a jornada terá representantes das principais associações ligadas diretamente ao profissional de Engenharia Ambiental: a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a APEA (Associação Paulista de Engenheiros Ambientais). “O representante da ABES, além de representar esta importante e tradicional associação, também é o Diretor Regional da Sabesp e irá tratar da importância do engenheiro ambiental no mercado de trabalho e no desenvolvimento sustentável. O representante da APEA é um jovem engenheiro que atua como tesoureiro e representante na regional de São Paulo desta associação que tratará sobre a situação do mercado de trabalho do engenheiro ambiental. Assim como o profissional da Engenharia Ambiental, em geral, a APEA também é uma entidade nova, mostrando o crescimento e o valor da organização destes profissionais”, detalhou o coordenador do curso.

Na terça-feira, atividade terá o representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA-SP) e coordenador do CEA (Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA-SP), que irá discorrer sobre questões da Educação Ambiental e como o engenheiro ambiental pode e deve lidar com o tema. “Ainda nesta linha teremos o secretário do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, que tratará sobre questões da região do Alto Tietê e da importância do engenheiro Ambiental nestas questões. Finalmente, receberemos também o representante do CREA/CONFEA, que irá tratar sobre as atribuições do profissional de Engenharia Ambiental, da necessidade e carência de profissionais com qualificação neste importante setor, além da abrangência e possibilidades do mercado para este profissional”, acrescentou André Oliani Andrade.

 

 

CONFIRA QUEM SÃO OS CONVIDADOS DA I JORNADA:

 

23/05 – Início às 19h:

 

  • ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Eng. Eduardo Camargo Afonso (Representante da ABES/SP - Diretor Regional da Sabesp)

 

  • APEA-SP – Associação Paulista de Engenheiros Ambientais

Eng. Ambiental Fernando Guedes Vieira (Tesoureiro responsável na prestação de contas da associação e apoio técnico em assuntos referente a Engenharia Ambiental, tais como: assessoria técnica em processos licitatórios, revisão de normas técnicas, treinamentos referente a licenciamento ambiental, entre outros).

Palestra: Mercado de trabalho para o engenheiro ambiental e suas possibilidades

 

24/05 – Início às 19h

 

  • SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Prof. Gilson Ferreira (Coordenador da CEA/SMA/SP - Representando a Prof. Patrícia Iglecias, Secretária de Estado do Meio Ambiente. Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob orientação da Prof. Dra. Patrícia Faga Iglecias Lemos. É integrante do Grupo de Estudos Aplicados ao Meio Ambiente (GEAMA/USP); responde pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; é professor de Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil e Direitos Reais, no Curso de Direito da Universidade Nove de Julho, tem artigos publicados na área de Direito Privado Ambiental envolvendo temas como ocupação de solo urbano em áreas de vulnerabilidade socioambiental; resíduos sólidos e o direito de construir).

Palestra: Ponderações sobre a Educação Ambiental

 

  • CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

Eng. Carlos Alberto Mendes Carvalho

Palestra: Atribuição profissional e mercado de trabalho

 

  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes

Eng. Ambiental André Saraiva

Palestra: Tratará sobre questões da região do Alto Tietê e da importância do engenheiro Ambiental.

 

A organização da I Jornada do Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget tem à frente: Profa. Ms. Claudete Bezerra dos Santos Canada, Prof. Dr. Pedro Tomasulo e Prof. Dr. André Wagner Oliani Andrade.5d

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato