28 de março de 2016

Curso de Nutrição promove encontro e traz novidades sobre vitamina D

Atividade é voltada a nutricionistas, estudantes da área e profissionais de saúde. Um dos objetivos é criar uma “rede de amigos da saúde” O curso de Nutrição da Faculdade Piaget estreia neste mês o programa “Saúde e alimentação em foco”, que, uma vez por mês, promoverá encontros para a discussão e troca de conhecimentos sobre […]

Atividade é voltada a nutricionistas, estudantes da área e profissionais de saúde. Um dos objetivos é criar uma “rede de amigos da saúde”

O curso de Nutrição da Faculdade Piaget estreia neste mês o programa “Saúde e alimentação em foco”, que, uma vez por mês, promoverá encontros para a discussão e troca de conhecimentos sobre temas diversos relacionados à área. A primeira reunião, nesta quarta-feira, dia 30 de março, abordará os efeitos benéficos da vitamina D para a prevenção de doenças e também as últimas novidades de pesquisas.

O primeiro encontro, nesta quarta, será das 16h45 às 18h45, no auditório da faculdade, no campus instalado no Jardim Imperador, em Suzano. Podem participar nutricionistas, professores e profissionais de saúde, alunos da Piaget e de outras instituições de ensino que tenham interesse em participar. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

O programa pretende proporcionar atualização dos profissionais de saúde sobre temas da atualidade, assuntos relacionados à área de um modo geral, que vêm sendo estudados e pesquisados recentemente. “A ideia surgiu da necessidade de ampliar os contatos profissionais para a comunidade acadêmica, produzir e disseminar informações de boa qualidade. É uma forma de criar um grupo de ‘amigos da saúde’, para troca de informações”, explicou a professora e coordenadora do curso de Nutrição da Piaget, Janisse de Oliveira, que também é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e tem experiência com pesquisas na área de saúde coletiva, principalmente sobre diabetes, consumo alimentar, hábitos alimentares e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.

"O papel imunomodulador da vitamina D na inflamação" é o tema principal do primeiro encontro e será exposto em palestra com a professora Marília Veloso, docente da Piaget, nutricionista, especialista e mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo.

A deficiência da vitamina D tem sido muito frequente na população mundial. Em contrapartida, como explica a professora Marília, estudos científicos recentes têm relacionado os efeitos da vitamina D no sistema imunológico e o seu impacto entre diversas enfermidades, entre elas as que são autoimunes, como doença de Crohn, diabetes, Lupus e até a obesidade. “Vamos atualizar e esclarecer o efeito potencial da vitamina D como ação protetora, tratamento coadjvante e as doses utilizadas”, explicou Marília, que tem sua linha de pesquisa voltada para os efeitos e metabolismo da vitamina D e doenças inflamatórias intestinais.

 

SERVIÇO

Programa “Saúde e alimentação em foco”

Tema do encontro: "O papel imunomodulador da vitamina D na inflamação"

Palestrante: Professora Mestre Marília Veloso

Quando: 30/03

Horário: 16h45 às 18h45

Local: Auditório da Faculdade Piaget

Endereço: Avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador – Suzano.

Mais informações: (11) 4746-7090 e também no site oficial da instituição www.faculdadepiaget.com.br

 

SAIBA MAIS SOBRE A VITAMINA D

Para que serve?

A vitamina D é fundamental para manter forte o sistema esquelético (ossos, músculos, ligamentos) e manter o equilíbrio do pH do nosso sangue. A pesquisa vem se desenvolvendo para entender as funções da vitamina D em outros sistemas do corpo humano, uma vez que existem receptores para essa vitamina nas células do sistema imune, reprodutivo, endócrino, muscular, e também no cérebro, pele e fígado. Se há receptores é porque há alguma função da vitamina nessas células.

A vitamina D tem sido muito estudada ultimamente devido à sua importância para a saúde em geral, e não apenas de ossos e músculos, como se supunha há algumas décadas atrás. Hoje se estima que um bilhão de pessoas no mundo apresentem deficiência de vitamina D.

Quais são as fontes de vitamina D?

A vitamina D é encontrada em poucos alimentos: ovos, cogumelos, pescados como sardinha, cavalinha, salmão e no óleo de fígado de peixes. Boa parte da vitamina D que necessitamos resulta da irradiação pela luz solar sobre nossa pele, transformando uma substância precursora presente na pele em pré-vitamina D. Para isso acontecer é necessário se expor ao sol durante 15 a 30 minutos, mas outros fatores relacionados à saúde interferem no perfeito funcionamento desse mecanismo, e mesmo aqueles que tomam sol podem apresentar deficiência da vitamina D.

AulanutricaoPiaget2

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato