4 de maio de 2017

Engenharia Ambiental tem aula no laboratório de campo da faculdade com geólogos da Engesolos

Profissionais da empresa parceira da Piaget apresentaram o que há de novo e de ponta em equipamentos e ainda fizeram demonstrações. Estudantes de Engenharia Ambiental tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o solo e a água e como pesquisar e coletar amostras, entre outras técnicas, em aula aberta realizada no sábado, 29 […]

Profissionais da empresa parceira da Piaget apresentaram o que há de novo e de ponta em equipamentos e ainda fizeram demonstrações.

Estudantes de Engenharia Ambiental tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o solo e a água e como pesquisar e coletar amostras, entre outras técnicas, em aula aberta realizada no sábado, 29 de abril, no Laboratório de Campo de Hidrologia, no campus da Faculdade Piaget, em Suzano.

Geólogos da empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações, parceira da faculdade, apresentaram a alunos e docentes o que há de novo e de ponta em termos de equipamentos e tecnologia e ainda fizeram demonstrações práticas. Alguns aparelhos, por exemplo, são importados e de alto custo.

Uma das experiências foi a uma simulação de investigação de solo contaminado com combustível, situação comum com a qual os futuros engenheiros ambientais poderão se deparar no exercício da profissão depois de formados.

Os geólogos Nilton Jorge Miyashiro e Sérgio Massaru Kataoka explicaram os diversos tipos de pesquisas que podem ser feitas com a estrutura implantada no campus. Trata-se de um laboratório a céu aberto, em que é possível colher dados reais, fazer o monitoramento de águas subterrâneas e ensaios de permeabilidade do solo, entre outras técnicas e investigações.

O geólogo Nilton Miyashiro elogiou a estrutura da faculdade e o corpo docente do curso de Engenharia Ambiental da Piaget: “Aqui vocês têm tudo, excelentes profissionais e um curso de ponta. Basta ter interesse e vontade de aprender e buscar mais”, comentou.

Os profissionais da Engesolos também destacaram a importância da atuação responsável, com ética, dos futuros engenheiros e incentivaram os estudantes a manter a busca incessante por conhecimentos, como cursos de especialização, entre outros, após a conclusão da graduação: “Estudar é uma prática e necessidade para a vida inteira”, disse Sérgio Kataoka.

Os alunos, acompanhados dos professores e do coordenador do curso de Engenharia Ambiental, André Andrade, tiveram a oportunidade de fazer perguntas, além do contato direto com a atividade prática. Eles, literalmente, colocaram as mãos na terra para sentir, por exemplo, densidade e aspereza.

O Laboratório de Campo de Hidrologia foi instalado no campus da Piaget em 2016 por meio de convênio da instituição com a empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações. A estrutura foi montada com a utilização de equipamentos sofisticados, de médio e grande porte, transportados especialmente para as aulas abertas.

10b

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato