28 de fevereiro de 2018

Engenharia Ambiental da Piaget desenvolve pesquisa com USP e universidade da Irlanda

Instituições se uniram em estudo multidisciplinar, valendo-se das aptidões em comum e dos desafios de monitoramento e remediação colocados por áreas contaminadas.  O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget deu mais um importante passo no desenvolvimento acadêmico ao receber, em Suzano, pesquisadores da Queen’s University, da Irlanda do Norte, e do Instituto de Astronomia, […]

Instituições se uniram em estudo multidisciplinar, valendo-se das aptidões em comum e dos desafios de monitoramento e remediação colocados por áreas contaminadas. 

O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget deu mais um importante passo no desenvolvimento acadêmico ao receber, em Suzano, pesquisadores da Queen’s University, da Irlanda do Norte, e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Eles apresentaram o projeto “Remediate”, da União Europeia, coordenado pela universidade irlandesa. A Piaget formalizou parceria recentemente com o IAG-USP e agora com a Queen’s University.

O professor Ulrich Ofterdinger, da universidade da Irlanda, coordenador do “Remediate”, conversou com alunos e professores da Piaget que fazem parte do projeto de pesquisa que já vem sendo desenvolvido em colaboração com a USP na cidade. Na ocasião, ele detalhou objetivos, etapas e processos do “Remediate”, sua importância no contexto ambiental mundial e parceiros espalhados pelo planeta.

A Queen’s University está entre as 100 melhores do mundo e faz parte do Russell Group, formado por 24 universidades líderes em pesquisas do Reino Unido, ao lado de Oxford, Cambridge e Imperial College, de Londres. Fundada em 1845, em Belfast, tem ganhadores do Prêmio Nobel entre seus ex-alunos e líderes influentes na Irlanda do Norte e no mundo.

Na comitiva que visitou a Piaget também estavam Panagiotis Kirmizakis, pesquisador e doutorando da Queen’s University, e Carlos Mendonça, geólogo, doutor em Geofísica, docente e pesquisador do IAG-USP, um dos principais polos de pesquisa do Brasil nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, com mais de 120 anos de atividades.

Há alguns meses o grupo de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget, coordenado pelo professor doutor André Wagner Oliani Andrade, e o Laboratório de Instrumentação e Geofísica Experimental (LIGE-IAG) da USP realizam uma pesquisa em Suzano, em uma área pertencente à faculdade, onde foram instaladas células para realização de testes.

 

Cooperação

A Engenharia Ambiental da Piaget e a USP se uniram para compor forças num estudo multidisciplinar no Brasil, valendo-se das aptidões das duas instituições e dos desafios de monitoramento e remediação colocados por áreas contaminadas na região do Alto Tietê. Com a parceria também dos grupos do projeto “Remediate”, apresentado pelo professor Ulrich, as pesquisas terão maior alcance, assim como produtos de inovação tecnológica e transferência de tecnologia, como explicou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Piaget, André Andrade.

O projeto que vem sendo desenvolvido em Suzano trata de metodologias de remediação de áreas contaminadas por compostos orgânicos, com riscos de contaminação da água subterrânea ou de geração e escape de metano pelo solo. Células experimentais circulares foram instaladas no campus, com instrumentação de monitoramento, análises físico-químicas e biológicas.

O estudo também possibilitará o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica e atividades práticas ligadas do curso de Engenharia Ambiental da Piaget.

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato