26 de maio de 2017

Engenharia Ambiental faz II Jornada e exposição de trabalhos segunda e terça

Além da presença de palestrantes especialistas, este ano, de forma inédita no campus, haverá exposição de trabalhos dos alunos do curso. O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget realiza nesta segunda e terça (29 e 30 de maio) a II Jornada do Meio Ambiente, com a presença de palestrantes especialistas, e, de forma inédita no […]

Além da presença de palestrantes especialistas, este ano, de forma inédita no campus, haverá exposição de trabalhos dos alunos do curso.

O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget realiza nesta segunda e terça (29 e 30 de maio) a II Jornada do Meio Ambiente, com a presença de palestrantes especialistas, e, de forma inédita no campus, exposição de trabalhos dos alunos. “Soluções, desafios e técnicas de remediação de áreas contaminadas, na busca da qualidade de nosso solo” é o tema central da jornada deste ano.

A abertura, na segunda-feira, será às 19 horas, no auditório, com palestra do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano, Carlos Toshiharo Watanabe. Em seguida, a engenheira ambiental Giovanna Rodrigues Hamada, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano, falará sobre “Disposição irregular de resíduos: causas, consequências e a gestão ambiental municipal”.

O engenheiro Fernando Pecoraro, da empresa Ambievo, fecha a série com palestra sobre “Tecnologias de remediação e tratamento”. Pecoraro é fundador e CEO da Ambievo, que se destaca no País com tecnologia inovadora em recuperação de solos contaminados. Ele, inclusive, em suas exposições ao público, costuma destacar a capacidade de inovação dos brasileiros.

Também na noite de segunda-feira, às 20h30, será aberta a I Mostra de Trabalhos do Corpo Discente da Engenharia Ambiental.

Na terça-feira, a jornada do curso terá prosseguimento com palestra do geólogo e diretor operacional da SK Ambiental Geologia e Engenharia, Sérgio Kataoka, que abordará “Gestão de Meio Ambiente e passivos ambientais”, a partir das 19 horas.

Kataoka é conhecido dos estudantes da Piaget. Ele esteve no campus há poucas semanas como um dos professores da aula aberta realizada no Laboratório de Campo de Hidrologia que o curso mantém em parceria com a empresa Engesolos e, na ocasião, fez a demonstração prática de várias técnicas de coleta de amostras de solo para análise.

Também na noite de terça-feira tem a exposição de trabalhos dos estudantes e a jornada de Engenharia Ambiental recebe o professor do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP), Vagner Roberto Elis, doutor na área, com a palestra sobre “Estudos geofísicos para investigação geoambiental”.

A jornada inovou neste ano e incluiu na programação a apresentação dos projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos do 9º semestre, bem como trabalhos dos futuros engenheiros ambientais das demais turmas em andamento, como maquetes, entre outros. Levantamentos de dados sobre material particulado e de dados hidrosférico e litosférico em Suzano, coleta e análise das águas no entorno da Piaget, aproveitamento de água fluvial e resíduos de mineração estão entre os temas dos trabalhos. E, de forma integradora, estudantes do 1º semestre dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental apresentarão, em conjunto, um trabalho sobre curiosidades da natureza e teodolito.

A organização da II Jornada de Meio Ambiente e I Mostra de Trabalhos do Corpo Discente de Engenharia Ambiental é dos professores, todos com doutorado em suas áreas de docência: André Wagner Oliani Andrade (coordenador do curso), Sérgio Serafini Júnior, Pedro Tomasulo e Augusto Hashimoto de Mendonça.

Painel de Debates

Na terça-feira, durante todo o dia, a Piaget também sedia o “Painel de Debates: elementos para compliance em vigilância em saúde ambiental e saúde dos trabalhadores”. Haverá palestras no período da manhã, no auditório, e oficinas à tarde. A atividade é uma realização do Grupo de Vigilância Sanitária (GVS) e Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) VIII, de Mogi das Cruzes, em parceria com a Faculdade Piaget, por meio da II Jornada do Meio Ambiente do Curso de Engenharia Ambiental.

 

PROGRAMAÇÃO

II Jornada de Meio Ambiente - Curso de Engenharia Ambiental & I Mostra de Trabalhos do Corpo Discente de Engenharia Ambiental

Organização:

Prof. Dr. Sérgio Serafini Júnior

Prof. Dr. Pedro Tomasulo

Prof. Dr. Augusto Hashimoto de Mendonça

Prof. Dr. André Wagner Oliani Andrade

 

Soluções, Desafios e Técnicas de Remediação de Áreas Contaminadas, na busca da qualidade de nosso Solo.

 

29/05/2017

 

19:00 hs - Abertura:

Dr. Carlos Toshiharo Watanabe

Secretário do Meio Ambiente de Suzano

 

19:15 hs - SMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Suzano:

Enga. Ambiental Giovanna Rodrigues Hamada

Palestra: Disposição irregular de resíduos: causas, consequências e a gestão ambiental municipal.

 

20:30 hs – I Mostra de Trabalhos do Corpo Discente da Engenharia Ambiental

 

21:00 hs - AMBIEVO

Eng. Fernando Percoraro  / CEO

Palestra: Tecnologias de Remediação e Tratamento

 

30/05/2017

 

19:00 hs - SK Ambiental Geologia e Engenharia Eireli

Geol. Ms. Sérgio Kataoka

Diretor Operacional

Palestra: Solução em Gestão de Meio Ambiente e Passivos Ambientais

 

20:30 hs – I Mostra de Trabalhos do Corpo Discente da Engenharia Ambiental

 

21:00 hs - IAG – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

Prof. Dr. Vagner Roberto Elis

Palestra: Estudos Geofísicos para Investigação Geoambiental

 

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato