22 de abril de 2016

Engenharia Ambiental ganha laboratório para estudos de campo

Piaget e Engesolos estabeleceram parceria que beneficiará diretamente alunos de Engenharia Ambiental para aulas práticas e pesquisas. O curso de Engenharia Ambiental da Piaget inaugurou, dia 19 de abril, o Laboratório de Campo de Hidrologia, por meio convênio de colaboração estabelecido pela instituição e a empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações. O laboratório de […]

Piaget e Engesolos estabeleceram parceria que beneficiará diretamente alunos de Engenharia Ambiental para aulas práticas e pesquisas.

O curso de Engenharia Ambiental da Piaget inaugurou, dia 19 de abril, o Laboratório de Campo de Hidrologia, por meio convênio de colaboração estabelecido pela instituição e a empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações. O laboratório de campo foi montado com equipamentos sofisticados, a céu aberto, dentro do campus, no Jardim Imperador.

Alunos do curso, profissionais da Engesolos, professores e a diretoria da Piaget acompanharam a montagem do laboratório. A parceria entre a instituição e a empresa também foi assinada, no mesmo dia, pelo diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues, e os geólogos Nilton Jorge Miyashiro e Fernando de Medeiros Ferraz, da Engesolos.

Por meio do laboratório de campo, os alunos terão aulas práticas de Técnicas de Investigação Geoambiental, dentro da disciplina de Hidrogeologia, em que serão abordados os fundamentos e as aplicações das diversas tecnologias utilizadas atualmente, especificamente no que diz respeito à prospecção em superfície, buscando a atualização de conceitos e procedimentos técnicos para aplicação em problemas práticos.

“É um laboratório a céu aberto, em que será possível colher dados reais, diferentemente de um laboratório fechado, em que utilizamos dados simulados”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor André Wagner Andrade.

Vários estudos poderão ser realizados. Os alunos aprenderão, por exemplo, a fazer o monitoramento de águas subterrâneas, aprender ensaios de permeabilidade do solo, entre outras técnicas, bem como coleta e análise de dados. “O laboratório possibilitará que os professores desenvolvam uma gama enorme de atividades com os alunos de Engenharia Ambiental, para que não fiquem somente na teoria, mas também possam ir para a prática”, acrescentou o coordenador do curso.

A parceria com a Engesolos é fundamental. Isso porque os equipamentos de investigação geoambiental que serão utilizados nas aulas práticas de campo são importados, de avançada tecnologia e de médio e grande porte. A empresa detém os equipamentos e faz a demonstração em campo. Além disso, todos os funcionários da empresa, que participam da aula prática demonstrativa de campo, possuem larga experiência na operação desses equipamentos, são profissionais experientes com atuação diária nessa área de investigação geoambiental e realizam anualmente o curso de segurança no trabalho.

“A participação da empresa Engesolos nas aulas práticas desse curso trará um benefício institucional ímpar referente à troca de conhecimento teórico e prático, com possibilidade de futuras parcerias em projetos de pesquisa a ser desenvolvidas na Piaget, visando à atualização e ampliação do conhecimento dentro desse campo de estudo”, acrescentou o coordenador do curso.

Futuramente, será possível ter vários pontos de monitoramento da água no subsolo no na área do campus da faculdade, no Jardim Imperador, que formarão uma rede.

2b

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato