22 de fevereiro de 2015

Exposição de fotos históricas na Piaget festeja aniversário de Suzano

Mostra fica em cartaz no campus até o fim de abril e pode ser visitada, de graça, por toda a comunidade

A Faculdade Piaget recebe, pela primeira vez, a exposição fotográfica “Suzano de Ontem”. A mostra ficará em cartaz no campus da instituição até o final do mês de abril, em comemoração ao 66º aniversário da cidade, e pode ser visitada pelo público acadêmico e por toda a comunidade. É de graça.

Por meio da exposição é possível viajar no tempo e ver, em mais de 20 imagens, principalmente, como era Suzano pouco antes da emancipação político-administrativa, quando ainda estava na condição de distrito de Mogi das Cruzes, e alguns anos depois, já município criado por lei e, portanto, autônomo. A mostra traz, por exemplo, escolas e suas primeiras turmas, igrejas e templos, práticas esportivas da época, como futebol e judô, festividades de antigamente, entre elas a Festa do Morango, além de outros aspectos cotidianos, e destaca ainda a influência da imigração japonesa na cidade.

piaget-1

O visitante de olhar mais atento ainda conseguirá identificar, em meio às cenas, cidadãos ilustres, personagens da sociedade e da história de Suzano, e se surpreenderá com a paisagem urbana de décadas da primeira metade do século passado, como os modelos dos primeiros carros e até as roupas da época. Todas as imagens têm textos explicativos e datas, entre outras informações.

A iniciativa é mais uma parceria da Piaget com a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra conta com a curadoria de Pedro Neves e Policarpo Ribeiro, o Poli. Os painéis com as fotos estão dispostos no saguão em frente ao auditório da instituição, no prédio 7.

Uma das fotos mais antigas é de alunos em frente à escola da época, por volta dos anos 1920. A fotografia foi cedida à Secretaria de Cultura pela família do primeiro prefeito eleito de Suzano, Abdo Rachid. Ele e os primeiros vereadores foram empossados no dia 2 de abril de 1949, ao fim de um movimento iniciado alguns anos antes pela própria comunidade. Os moradores não se contentavam mais com a dependência e o descaso da administração mogiana, pois o distrito, já na época, tinha economia pujante e contribuía de forma expressiva na geração de renda e arrecadação de impostos.

O movimento popular levou à emancipação, oficialmente, em 8 de dezembro de 1948, quando o então governador do Estado de São Paulo, Ademar Pereira de Barros, sancionou lei que tornou e reconheceu Suzano como município. O aniversário passou a comemorado todo dia 2 de abril em razão da data de posse de Rachid e dos primeiros vereadores.

A exposição fotográfica “Suzano de Ontem” fica aberta à visitação de toda a comunidade em dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 21h, na Faculdade Piaget, localizada na Avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, em Suzano. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4746-7090.