22 de fevereiro de 2015

Exposição de fotos históricas na Piaget festeja aniversário de Suzano

Mostra fica em cartaz no campus até o fim de abril e pode ser visitada, de graça, por toda a comunidade A Faculdade Piaget recebe, pela primeira vez, a exposição fotográfica “Suzano de Ontem”. A mostra ficará em cartaz no campus da instituição até o final do mês de abril, em comemoração ao 66º aniversário […]

Mostra fica em cartaz no campus até o fim de abril e pode ser visitada, de graça, por toda a comunidade

A Faculdade Piaget recebe, pela primeira vez, a exposição fotográfica “Suzano de Ontem”. A mostra ficará em cartaz no campus da instituição até o final do mês de abril, em comemoração ao 66º aniversário da cidade, e pode ser visitada pelo público acadêmico e por toda a comunidade. É de graça.

Por meio da exposição é possível viajar no tempo e ver, em mais de 20 imagens, principalmente, como era Suzano pouco antes da emancipação político-administrativa, quando ainda estava na condição de distrito de Mogi das Cruzes, e alguns anos depois, já município criado por lei e, portanto, autônomo. A mostra traz, por exemplo, escolas e suas primeiras turmas, igrejas e templos, práticas esportivas da época, como futebol e judô, festividades de antigamente, entre elas a Festa do Morango, além de outros aspectos cotidianos, e destaca ainda a influência da imigração japonesa na cidade.

piaget-1

O visitante de olhar mais atento ainda conseguirá identificar, em meio às cenas, cidadãos ilustres, personagens da sociedade e da história de Suzano, e se surpreenderá com a paisagem urbana de décadas da primeira metade do século passado, como os modelos dos primeiros carros e até as roupas da época. Todas as imagens têm textos explicativos e datas, entre outras informações.

A iniciativa é mais uma parceria da Piaget com a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra conta com a curadoria de Pedro Neves e Policarpo Ribeiro, o Poli. Os painéis com as fotos estão dispostos no saguão em frente ao auditório da instituição, no prédio 7.

Uma das fotos mais antigas é de alunos em frente à escola da época, por volta dos anos 1920. A fotografia foi cedida à Secretaria de Cultura pela família do primeiro prefeito eleito de Suzano, Abdo Rachid. Ele e os primeiros vereadores foram empossados no dia 2 de abril de 1949, ao fim de um movimento iniciado alguns anos antes pela própria comunidade. Os moradores não se contentavam mais com a dependência e o descaso da administração mogiana, pois o distrito, já na época, tinha economia pujante e contribuía de forma expressiva na geração de renda e arrecadação de impostos.

O movimento popular levou à emancipação, oficialmente, em 8 de dezembro de 1948, quando o então governador do Estado de São Paulo, Ademar Pereira de Barros, sancionou lei que tornou e reconheceu Suzano como município. O aniversário passou a comemorado todo dia 2 de abril em razão da data de posse de Rachid e dos primeiros vereadores.

A exposição fotográfica “Suzano de Ontem” fica aberta à visitação de toda a comunidade em dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 21h, na Faculdade Piaget, localizada na Avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, em Suzano. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4746-7090.

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato