11 de janeiro de 2019

Filme com discussão sobre ética é destaque no Piaget Cultural neste mês

A exibição, aberta a toda a comunidade e com entrada gratuita, terá início às 19 horas, no auditório da instituição, no campus, no Jardim Imperador. 

O projeto Piaget Cultural traz na próxima quinta-feira, no dia 25 de outubro, o curtametragem “1x1”. A exibição, aberta a toda a comunidade e com entrada gratuita, terá início às 19 horas, no auditório da instituição, no campus, no Jardim Imperador. O filme propõe uma discussão sobre ética e suas implicações no cotidiano das pessoas.

Com direção de Ramon Abreu e roteiro de Herculano Oliveira, o curta traz a história de Charles, um garoto pobre e sozinho no mundo, que vende balas no sinal para sobreviver. Um dia, Charles é perseguido por policiais e acaba sendo baleado, ficando entre a vida e a morte. No hospital, conhece Dr. Oswaldo, um médico que salva sua vida e cuida de sua recuperação.

O tempo passa e Charles volta para a favela onde vivia e lá reencontra Alemão, seu único amigo, um bandido bastante conhecido na Ceilândia. Alemão convence Charles a fazer um sequestro relâmpago. Durante o sequestro, uma coincidência: Charles descobre que o refém do sequestro é o Dr. Oswaldo. Nesse momento, o garoto tem que decidir pela vida do médico. É uma história de coincidências, baseada em fatos reais.

A apresentação do curta integra o projeto Piaget Cultural, que é uma realização da Faculdade Piaget. O público poderá interagir em bate papo com o roteirista, diretor e ator Herculano Oliveira. A exibição tem apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Suzano, Mepla e Ateliê Filmes.

Herculano de Oliveira contracena no elenco com João Vitor Kira, Áurea Lúcia e Will Lopes. Ator, produtor, diretor e roteirista, o paraense fez história no cinema de São Paulo. Herculano dirigiu e produziu com José Roberto Magalhães (Betinho) seu primeiro curta, “Cegueira” - inspirado no livro “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, prêmio Nobel de literatura. O curta estreou na cinemateca de São Paulo em 2008 no projeto dedicado a novos realizadores.

Mais recentemente, entre outros trabalhos, escreveu o roteiro do curta “1x1” e chamou o amigo e parceiro Ramon Abreu para comandar o projeto.  Ramon Abreu, documentarista, cineasta e diretor de cena com mais de 20 anos de experiência em audiovisual, começou a carreira como montador publicitário e logo se tornou referência em Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e São Paulo. Recebeu premiações como o “Profissionais do Ano”, da Rede Globo e da Associação Brasileira de Documentaristas, entre outras. Fez seu primeiro longa, um documentário de produção independente, sobre o Festival Porão do Rock. Estudou e trabalhou em Londres em produtoras de cinema. De volta ao Brasil, foi convidado pela Fundação Vanzolini (USP) para concepção e direção de projetos de Educação a Distância.

O curta “1x1” foi selecionado, em 2017, no Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal e, na mesma ocasião, a produção foi responsável pela abertura do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e se tornou uma das mais comentadas entre o público.

O filme também foi selecionado, em 2016, no Festival Internacional de Cinema Negro (International Black Film Festival - IBFF), uma organização sem fins lucrativos, fundado pelo diretor executivo e proprietário Hazel Joyner Smith e que conta com uma equipe altamente competente de profissionais comprometidos que investem seu tempo e experiência no esforço de reunir comunidades culturalmente diversas para mostrar seu trabalho, como cineastas independentes, atores, compositores, roteiristas, diretores e outros profissionais da indústria cinematográfica.

 

 

SERVIÇO

 

PIAGET CULTURAL

 

Atração: “1x1”

Quando: 25 de outubro

Horário: 19 horas

Onde: Auditório da Faculdade Piaget - Campus Suzano (Avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador – Suzano)

Classificação: 16 anos

Entrada: gratuita

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: João Vitor Kira, Áurea Lúcia, Herculano Oliveira e Will Lopes

Direção: Ramon Abreu

Roteiro e proponente do projeto 1x1 - Herculano Oliveira

Produção executiva: Liana Farias
Fotografia: Marcelo Borja
Montagem: Lucas Franzoni
Direção de arte: Natália Muffato
Edição de som: Guilherme Negrão
Trilha sonora: Renata Jambeiro, DJ Jamaica e Guilherme Negrão
Produtora: OF Produção Cultura

 

1x1