11 de janeiro de 2019

Filme com discussão sobre ética é destaque no Piaget Cultural neste mês

A exibição, aberta a toda a comunidade e com entrada gratuita, terá início às 19 horas, no auditório da instituição, no campus, no Jardim Imperador.  O projeto Piaget Cultural traz na próxima quinta-feira, no dia 25 de outubro, o curtametragem “1x1”. A exibição, aberta a toda a comunidade e com entrada gratuita, terá início às […]

A exibição, aberta a toda a comunidade e com entrada gratuita, terá início às 19 horas, no auditório da instituição, no campus, no Jardim Imperador. 

O projeto Piaget Cultural traz na próxima quinta-feira, no dia 25 de outubro, o curtametragem “1x1”. A exibição, aberta a toda a comunidade e com entrada gratuita, terá início às 19 horas, no auditório da instituição, no campus, no Jardim Imperador. O filme propõe uma discussão sobre ética e suas implicações no cotidiano das pessoas.

Com direção de Ramon Abreu e roteiro de Herculano Oliveira, o curta traz a história de Charles, um garoto pobre e sozinho no mundo, que vende balas no sinal para sobreviver. Um dia, Charles é perseguido por policiais e acaba sendo baleado, ficando entre a vida e a morte. No hospital, conhece Dr. Oswaldo, um médico que salva sua vida e cuida de sua recuperação.

O tempo passa e Charles volta para a favela onde vivia e lá reencontra Alemão, seu único amigo, um bandido bastante conhecido na Ceilândia. Alemão convence Charles a fazer um sequestro relâmpago. Durante o sequestro, uma coincidência: Charles descobre que o refém do sequestro é o Dr. Oswaldo. Nesse momento, o garoto tem que decidir pela vida do médico. É uma história de coincidências, baseada em fatos reais.

A apresentação do curta integra o projeto Piaget Cultural, que é uma realização da Faculdade Piaget. O público poderá interagir em bate papo com o roteirista, diretor e ator Herculano Oliveira. A exibição tem apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Suzano, Mepla e Ateliê Filmes.

Herculano de Oliveira contracena no elenco com João Vitor Kira, Áurea Lúcia e Will Lopes. Ator, produtor, diretor e roteirista, o paraense fez história no cinema de São Paulo. Herculano dirigiu e produziu com José Roberto Magalhães (Betinho) seu primeiro curta, “Cegueira” - inspirado no livro “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, prêmio Nobel de literatura. O curta estreou na cinemateca de São Paulo em 2008 no projeto dedicado a novos realizadores.

Mais recentemente, entre outros trabalhos, escreveu o roteiro do curta “1x1” e chamou o amigo e parceiro Ramon Abreu para comandar o projeto.  Ramon Abreu, documentarista, cineasta e diretor de cena com mais de 20 anos de experiência em audiovisual, começou a carreira como montador publicitário e logo se tornou referência em Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e São Paulo. Recebeu premiações como o “Profissionais do Ano”, da Rede Globo e da Associação Brasileira de Documentaristas, entre outras. Fez seu primeiro longa, um documentário de produção independente, sobre o Festival Porão do Rock. Estudou e trabalhou em Londres em produtoras de cinema. De volta ao Brasil, foi convidado pela Fundação Vanzolini (USP) para concepção e direção de projetos de Educação a Distância.

O curta “1x1” foi selecionado, em 2017, no Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal e, na mesma ocasião, a produção foi responsável pela abertura do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e se tornou uma das mais comentadas entre o público.

O filme também foi selecionado, em 2016, no Festival Internacional de Cinema Negro (International Black Film Festival - IBFF), uma organização sem fins lucrativos, fundado pelo diretor executivo e proprietário Hazel Joyner Smith e que conta com uma equipe altamente competente de profissionais comprometidos que investem seu tempo e experiência no esforço de reunir comunidades culturalmente diversas para mostrar seu trabalho, como cineastas independentes, atores, compositores, roteiristas, diretores e outros profissionais da indústria cinematográfica.

 

 

SERVIÇO

 

PIAGET CULTURAL

 

Atração: “1x1”

Quando: 25 de outubro

Horário: 19 horas

Onde: Auditório da Faculdade Piaget - Campus Suzano (Avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador – Suzano)

Classificação: 16 anos

Entrada: gratuita

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: João Vitor Kira, Áurea Lúcia, Herculano Oliveira e Will Lopes

Direção: Ramon Abreu

Roteiro e proponente do projeto 1x1 - Herculano Oliveira

Produção executiva: Liana Farias
Fotografia: Marcelo Borja
Montagem: Lucas Franzoni
Direção de arte: Natália Muffato
Edição de som: Guilherme Negrão
Trilha sonora: Renata Jambeiro, DJ Jamaica e Guilherme Negrão
Produtora: OF Produção Cultura

 

1x1

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato