22 de fevereiro de 2015

Fundador do Instituto Piaget é homenageado na Câmara de Suzano

O fundador e presidente do Instituto Piaget de Portugal, educador e também escritor Antonio Oliveira Cruz recebeu o título de “Cidadão Suzanense em sessão solene na Câmara de Suzano na noite de quinta-feira, 5 de março. A homenagem foi proposta pelo vereador Walmir Pinto (PT) e aprovada por unanimidade pelo Legislativo local. Dr. Cruz veio de Portugal especialmente para a ocasião.

Após a sessão solene, os convidados foram recepcionados com coquetel na Faculdade Piaget. A noite teve ainda apresentação do ator Vinicius Fiamini, que é suzanense. Ele interpretou poemas de Oliveira Cruz ao som de músicos da Orquestra de Suzano, que presentou o público com uma bela apresentação musical.

piaget-2

Em 1979, Oliveira Cruz fundou o Instituto Piaget, que deu origem, nos anos seguintes, a escolas superiores e centros universitários de excelência espalhados por Portugal. O projeto cresceu e se expandiu para mais cinco países de Língua Portuguesa: Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde.

No Brasil, está presente em Suzano com a Faculdade Piaget, credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação e em atividade desde 2013. A faculdade de Suzano é a única do grupo no Brasil, com sete cursos de graduação e também atividades diversas, como palestras, atrações culturais, entre outras, sempre gratuitas e abertas à participação não só dos alunos, mas de toda a comunidade.

O nome Instituto Piaget foi autorizado pelo próprio Jean Piaget em carta escrita à mão e entregue ao fundador. Jean Piaget, aliás, convidado por Oliveira Cruz, foi presidente de honra do instituto.