9 de maio de 2016

Maldonado leva reflexão aos futuros professores de Educação Física

Professor provocou a turma ao abordar questões do cotidiano como preconceito, homofobia, padrões de beleza, violência no futebol, entre outros.

No dia 28 de abril, o curso de Educação Física da Faculdade Piaget recebeu o professor Daniel Maldonado, referência na área da formação de professores de Educação Física escolar, que falou aos alunos sobre “Práticas Inovadoras nas aulas de Educação Física do ensino médio”.

Maldonado provocou a turma ao colocar questões do cotidiano, abordados principalmente pela mídia, em discussão para reflexão, como preconceito, homofobia, padrões de beleza, violência no futebol, vantagens e desvantagens da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, entre outros temas da atualidade. “São assuntos que estão aí, no noticiário, e o que o professor não pode ignorar, também tem de tratar em sala de aula”, comentou.

Ele lembrou que, apesar dos problemas que a categoria enfrenta e todas as dificuldades do dia a dia da profissão no Brasil, como a própria desvalorização salarial e, muitas vezes, o desrespeito de alunos e pais a mães, o compromisso do professor com a sociedade é fortíssimo. “Nós, como professores, podemos modificar a vida das pessoas”, afirmou.

A programação contou com uma hora e meia de palestra e dinâmica na sala do curso de Educação Física e, em seguida, vivência prática na quadra do Sesi. Maldonado, mestre e doutorando, é autor do livro “Educação Pública: a realidade da Educação Física na escola”, tendo como coautora Sheila A. P dos Santos Silva. É um livro para compreender a vida do professor e suas relações com a direção, com os coordenadores, com os pais e alunos, e também com as esferas governamentais.

O palestrante ficou entre os 50 melhores classificados no “Prêmio Educador Nota Dez” com o projeto "Esportes radicais: quem pode praticar", entre cerca de 3.000 inscritos, entre educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, de diferentes áreas de conhecimento.

Daniel Maldonado faz doutorado em Educação Física pela São Judas e tem como linha de pesquisa o cotidiano das aulas de Educação Física Escolar e a implementação de currículos dessa disciplina na escola. Foi professor efetivo do Estado de São Paulo, com atuação no ensino fundamental e médio, e da Prefeitura de São Paulo, no ensino fundamental. Atuou na Secretaria Municipal de Educação como coordenador de Educação Física e Esportes e no Centro Paula Souza no ensino médio e no ensino técnico na Etec de Esportes.

2