30 de julho de 2015

“Orquestra dos Meninos” abre temporada de cinema na Piaget

A entrada é franca e a atividade voltada para toda a comunidade. Professores de escolas de Suzano e região podem levar grupos de alunos.

O projeto Cinema e Debate está de volta neste segundo semestre, em Suzano, com a exibição, no dia 7 de agosto, do filme “Orquestra dos Meninos”, que narra a saga de um maestro que contrariou os coronéis do agreste pernambucano ao ensinar música a crianças e jovens pobres. O filme será exibido às 19h30, no auditório da Faculdade Piaget. Depois, convidados irão interagir em debate com a plateia. A entrada é franca e a atividade voltada para toda a comunidade. Professores de escolas de Suzano e região podem levar grupos de alunos. A temática do filme, por exemplo, pode ser utilizada em atividades multidisciplinares.

O filme “Orquestra dos Meninos” é baseado em uma história real do maestro Mozart Vieira, ocorrida em São Caetano, pequeno município vizinho a Caruaru, no agreste de Pernambuco. O músico dedicou a vida a educar crianças pobres da cidade por meio de aulas de instrumentos diversos. Ele acabou por formar a “Orquestra dos Meninos de São Caetano”, que ficou famosa nos anos de 1990 ao fazer turnês nacionais com a execução de peças de Mozart e Villa-Lobos. O maestro enfrentou os poderosos da cidade e teve a imagem abalada com sofreu acusações de sequestro de um garoto e insinuações de pedofilia, mas não se abateu.

Além de contar a história do maestro e seu projeto social, o filme mostra a música como forma de luta, trata de problemas persistentes, como o coronelismo e a impunidade em diversas regiões do Brasil, e também discute o papel da imprensa na cobertura de crimes. No elenco estão artistas “globais” conhecidos do grande público como Murilo Rosa, Priscila Fantin e Othon Bastos e atores amadores.

A atração gratuita é desenvolvida em parceria pela Faculdade Piaget e a Secretaria de Cultura de Suzano. É uma oportunidade para que quem gosta, quer aprender um pouco mais, produzir ou se aperfeiçoar na arte do cinema. A temática agradará quem também se interessa pelo mundo da música. Depois da exibição, o público poderá debater com os convidados especiais questões como a produção cinematográfica, aspectos técnicos da obra exibida, os desafios que se impõem aos artistas, entre outros. Nesta edição, os convidados especiais confirmados são: Juliana Mansur, agente de atividades culturais do Sesi local, Rafael Vicole, que é maestro e comanda a Orquestra Acadêmica de Suzano, e Osmar Gomes, assistente de produção; o ator Vinicius Fiamini será o moderador do debate.

Filme "Orquestra dos Meninos" será exibido na telona da Piaget no dia 7 de agosto

Filme "Orquestra dos Meninos" será exibido na telona da Piaget no dia 7 de agosto

O PROJETO

O projeto Cinema e Debate surgiu em 2014 e desde então exibiu sete filmes: “Trem noturno para Lisboa”, “Cidade cinza”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “Flor de Abril” e “Elena”, no ano passado, e os curtas “O útero tem o tamanho de um punho” e “Um pai triste” em abril de 2015, em sessão especial em homenagem e comemoração do aniversário de Suzano.

As sessões são sempre gratuitas, na primeira sexta-feira de cada mês, no auditório da faculdade, e abertas a todos os interessados, bem como ao público estudantil. A seleção dos filmes dá prioridade àqueles que estão fora do eixo comercial. Para o debate, são convidados especialistas que analisam aspectos diferentes, como temática da obra, parte técnica, entre outros, que possam contribuir para o enriquecimento da discussão com a plateia.

..........................

 

SERVIÇO:

Projeto Cinema e Debate

(Parceria da Faculdade Piaget e Secretaria Municipal de Cultura)

Quando: 07/08

Local: Auditório da Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, Suzano)

Horário: 19h30

Programação:

- 19h30: Exibição do filme “Orquestra dos meninos”

- Após o filme: Debate com convidados especiais

Para reserva de lugares para grupos e mais informações: 4746-7090 (Faculdade Piaget)

Entrada: gratuita

 

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: Orquestra dos Meninos

Lançamento: 2008 (Brasil)

Direção                : Paulo Thiago

Coprodução: Globo Filmes, Vitória Produções

Elenco: Murilo Rosa (Mozart), Priscila Fantin (Creusa), Jaime Leibovitch (Maestro Rossi), Olga Machado (Neusa), Othon Bastos (Moisés Batista)

Gênero: Drama