30 de julho de 2015

“Orquestra dos Meninos” abre temporada de cinema na Piaget

A entrada é franca e a atividade voltada para toda a comunidade. Professores de escolas de Suzano e região podem levar grupos de alunos. O projeto Cinema e Debate está de volta neste segundo semestre, em Suzano, com a exibição, no dia 7 de agosto, do filme “Orquestra dos Meninos”, que narra a saga de […]

A entrada é franca e a atividade voltada para toda a comunidade. Professores de escolas de Suzano e região podem levar grupos de alunos.

O projeto Cinema e Debate está de volta neste segundo semestre, em Suzano, com a exibição, no dia 7 de agosto, do filme “Orquestra dos Meninos”, que narra a saga de um maestro que contrariou os coronéis do agreste pernambucano ao ensinar música a crianças e jovens pobres. O filme será exibido às 19h30, no auditório da Faculdade Piaget. Depois, convidados irão interagir em debate com a plateia. A entrada é franca e a atividade voltada para toda a comunidade. Professores de escolas de Suzano e região podem levar grupos de alunos. A temática do filme, por exemplo, pode ser utilizada em atividades multidisciplinares.

O filme “Orquestra dos Meninos” é baseado em uma história real do maestro Mozart Vieira, ocorrida em São Caetano, pequeno município vizinho a Caruaru, no agreste de Pernambuco. O músico dedicou a vida a educar crianças pobres da cidade por meio de aulas de instrumentos diversos. Ele acabou por formar a “Orquestra dos Meninos de São Caetano”, que ficou famosa nos anos de 1990 ao fazer turnês nacionais com a execução de peças de Mozart e Villa-Lobos. O maestro enfrentou os poderosos da cidade e teve a imagem abalada com sofreu acusações de sequestro de um garoto e insinuações de pedofilia, mas não se abateu.

Além de contar a história do maestro e seu projeto social, o filme mostra a música como forma de luta, trata de problemas persistentes, como o coronelismo e a impunidade em diversas regiões do Brasil, e também discute o papel da imprensa na cobertura de crimes. No elenco estão artistas “globais” conhecidos do grande público como Murilo Rosa, Priscila Fantin e Othon Bastos e atores amadores.

A atração gratuita é desenvolvida em parceria pela Faculdade Piaget e a Secretaria de Cultura de Suzano. É uma oportunidade para que quem gosta, quer aprender um pouco mais, produzir ou se aperfeiçoar na arte do cinema. A temática agradará quem também se interessa pelo mundo da música. Depois da exibição, o público poderá debater com os convidados especiais questões como a produção cinematográfica, aspectos técnicos da obra exibida, os desafios que se impõem aos artistas, entre outros. Nesta edição, os convidados especiais confirmados são: Juliana Mansur, agente de atividades culturais do Sesi local, Rafael Vicole, que é maestro e comanda a Orquestra Acadêmica de Suzano, e Osmar Gomes, assistente de produção; o ator Vinicius Fiamini será o moderador do debate.

Filme "Orquestra dos Meninos" será exibido na telona da Piaget no dia 7 de agosto
Filme "Orquestra dos Meninos" será exibido na telona da Piaget no dia 7 de agosto

O PROJETO

O projeto Cinema e Debate surgiu em 2014 e desde então exibiu sete filmes: “Trem noturno para Lisboa”, “Cidade cinza”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “Flor de Abril” e “Elena”, no ano passado, e os curtas “O útero tem o tamanho de um punho” e “Um pai triste” em abril de 2015, em sessão especial em homenagem e comemoração do aniversário de Suzano.

As sessões são sempre gratuitas, na primeira sexta-feira de cada mês, no auditório da faculdade, e abertas a todos os interessados, bem como ao público estudantil. A seleção dos filmes dá prioridade àqueles que estão fora do eixo comercial. Para o debate, são convidados especialistas que analisam aspectos diferentes, como temática da obra, parte técnica, entre outros, que possam contribuir para o enriquecimento da discussão com a plateia.

..........................

 

SERVIÇO:

Projeto Cinema e Debate

(Parceria da Faculdade Piaget e Secretaria Municipal de Cultura)

Quando: 07/08

Local: Auditório da Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, Suzano)

Horário: 19h30

Programação:

- 19h30: Exibição do filme “Orquestra dos meninos”

- Após o filme: Debate com convidados especiais

Para reserva de lugares para grupos e mais informações: 4746-7090 (Faculdade Piaget)

Entrada: gratuita

 

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: Orquestra dos Meninos

Lançamento: 2008 (Brasil)

Direção                : Paulo Thiago

Coprodução: Globo Filmes, Vitória Produções

Elenco: Murilo Rosa (Mozart), Priscila Fantin (Creusa), Jaime Leibovitch (Maestro Rossi), Olga Machado (Neusa), Othon Bastos (Moisés Batista)

Gênero: Drama

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato