1 de dezembro de 2015

Piaget recebe visita de rei nigeriano e artista plástico

Intercâmbio com instituição africana para receber alunos estrangeiros está nos planos da Piaget, em continuidade ao processo de internacionalização A Faculdade Piaget recebeu, na manhã desta terça, o rei nigeriano de Esa-Oke, em Osun, Oba Adeyemi Adediran e o artista plástico e professor da cultura tradicional Yoruba, Fatah Toromade. Eles estavam acompanhados do vereador Walmir Pinto, […]

Intercâmbio com instituição africana para receber alunos estrangeiros está nos planos da Piaget, em continuidade ao processo de internacionalização

A Faculdade Piaget recebeu, na manhã desta terça, o rei nigeriano de Esa-Oke, em Osun, Oba Adeyemi Adediran e o artista plástico e professor da cultura tradicional Yoruba, Fatah Toromade. Eles estavam acompanhados do vereador Walmir Pinto, da artista plástica Aline Baliberdin e do artista plástico nigeriano radicado em Mogi, Kenneth Moses Ogungbemi. Os visitantes foram recepcionados no campus pelo diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues, e a diretora acadêmica Neide Feijó.

O rei nigeriano e o artista plástico conheceram as instalações da Piaget, onde também conferiram a exposição “Congá”, em alusão à Consciência Negra, com obras de Aline Baliberdin. Na ocasião, o diretor-geral da Piaget falou dos projetos futuros da faculdade, que inclui um intercâmbio com uma instituição africana para receber estudantes estrangeiros: “Estamos em fase de negociação, mas a ideia é abrir as portas para alunos de diversos países. Esta é uma das propostas em continuidade ao processo de internacionalização”, explicou Marcus Rodrigues.

A visita dos nigerianos ao Brasil faz parte de um intercâmbio cultural que está sendo intermediado pelo artista plástico Kenneth Moses Ogungbemi. O convite foi feito pela Associação Paulista e Esporte, Cultura e Cidadania (APECC) e pela Liga Municipal de Capoeira, com o objetivo de apresentarem a eles os trabalhos nas áreas de cultura, esporte e ação social realizados na cidade.

Site 1

Walmir Pinto, que mantém esse contato com os nigerianos desde a época que ocupava a Secretaria de Cultura de Suzano, destacou o trabalho artístico de Fatah Toromade e planeja para os próximos dias uma exposição com as obras produzidas pelo professor de Yoruba: “Ele tem um trabalho muito interessante que envolve as artes plásticas como um todo. Além de telas e esculturas, produz vestimentas, miçangas e outros adereços. A intenção é expor essas peças para que a população tenha acesso e contato com a cultura nigeriana”, disse. Os detalhes da exposição serão divulgados brevemente.

Além de Suzano, os nigerianos, que chegaram ao País na última quinta-feira (26/11) e estão hospedados em Mogi, visitaram a Associação Casarão da Mariquinha, no município mogiano, e participaram de uma atividade em alusão à Consciência Negra em Guarulhos.

No dia 5, eles visitarão o Consulado Nigeriano no Brasil. Todas as agendas objetivam trocas culturais, participações em eventos de cultura afro-brasileira e atividades que contribuam com o intercâmbio político e comercial entre Brasil e Nigéria.

(Colaboração: Gisleine Zarbietti – texto e fotos)

Site2

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato