3 de agosto de 2015

Piaget tem 47 vagas no novo Fies; veja quadro por curso e período

Atenção aos prazos: inscrições vão até dia 6 e o resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera sai no dia 10 O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (3/8) as inscrições do Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2015. Nesta edição, o Fies oferece 61,5 mil novos contratos para todo […]

Atenção aos prazos: inscrições vão até dia 6 e o resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera sai no dia 10

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (3/8) as inscrições do Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2015. Nesta edição, o Fies oferece 61,5 mil novos contratos para todo o País. As inscrições são totalmente pela Internet (http://fiesselecao.mec.gov.br/). O novo site, que entrou no ar nesta segunda-feira, traz todas as informações sobre as novas regras, principais dúvidas, passo a passo para os candidatos e também permite a consulta do número de vagas por curso, por município e por instituição (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso).

A Faculdade Piaget tem, no total, 47 vagas para seus alunos, em todos os cursos e nos dois turnos, conforme distribuição realizada pelo Ministério da Educação às instituições de ensino superior de todo o País. Engenharia Ambiental é o curso com maior número de vagas. Veja os detalhes no quadro a seguir, incluindo valores com os 5% de desconto específico para o Fies. Em caso de dúvida, a secretaria acadêmica poderá prestar todas as informações, pessoalmente ou pelo telefone 4746-7090.

 

Quadro de vagas do novo Fies para alunos da Piaget, conforme consulta no site do Ministério da Educação
Quadro de vagas do novo Fies para alunos da Piaget, conforme consulta no site do Ministério da Educação

 

Podem participar do novo Fies os estudantes que não concluíram o ensino superior e que participaram do Enem, a partir de 2010, com média de 450 pontos nas provas e que não tenham zerado a redação. Além disso, serão atendidos alunos com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.

Alunos da Piaget que estão matriculados e não conseguiram o financiamento no primeiro semestre podem concorrer às vagas abertas agora.

Os estudantes devem ficar atentos às novas regras e também ao prazo, que é bem curto: termina na quinta-feira, dia 6 de agosto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, na nova plataforma, o Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção).

A seleção será totalmente online e a classificação para o preenchimento das vagas se dará pela nota final do Enem, sendo que os critérios de desempate, em caso de nota igual, seguirão a seguinte ordem: nota da redação, nota da prova de linguagens, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas.

E quem não tem o Enem?

Do total de vagas, 10% delas são para estudantes que concluíram o ensino médio antes do ano de 2010 e professores da rede pública matriculados em cursos de Licenciatura, Pedagogia ou Normal Superior, que estão dispensados do Enem. Conforme a tabela do MEC, o curso de Engenharia Ambiental da Piaget, com 10 vagas para manhã e 10 para a noite, tem uma vaga em cada turno para esses alunos.

Candidatos ao Fies nesses casos serão classificados de acordo com um cálculo que levará em consideração critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram. Pelos cálculos, terão prioridade os candidatos com menor renda familiar bruta mensal, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado na rede pública de ensino e que sejam professores de escolas públicas.

MEC criou novo site de inscrições do Fies para o segundo semestre de 2015
MEC criou novo site de inscrições do Fies para o segundo semestre de 2015

 

Próximas etapas

O Fies realizará uma única chamada, no dia 10 de agosto, com o nome dos candidatos pré-selecionados dentro do número de vagas ofertadas por curso, local e turno. Os concorrentes que não estiverem nesta pré-seleção farão parte da Lista de espera.

A pré-seleção do candidato não é garantia de que o financiamento seja confirmado, pois os estudantes selecionados nesta primeira chamada deverão concluir a inscrição para a contratação no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) entre os dias 13 e 22 de agosto.

Após a conclusão do cadastro no SisFies, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino, em até dez dias. Depois, deve procurar um agente financeiro do Fies (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data da confirmação, para a formalização do contrato do financiamento.

Os juros sobre os novos contratos subiram de 3,4% para 6,5%. No entanto, o MEC conseguiu um desconto nos preços praticados pelas instituições, o que acaba reduzindo o valor a ser pago pelos estudantes. Mais informações no site (http://fiesselecao.mec.gov.br) ou pelo 0800-616161 (telefone do MEC).

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato