22 de julho de 2015

Professor da Piaget dá 10 dicas para quem quer se dar bem na redação

Para quem está fazendo provas nessa época e "trava" na hora de escrever, o professor universitário Eric Beuttenmüller tem dicas importantes Uma das maiores dificuldades dos vestibulandos é a redação. No último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, pelo menos 500 mil candidatos tiraram zero no texto – por não atender aos requisitos básicos ou […]

Para quem está fazendo provas nessa época e "trava" na hora de escrever, o professor universitário Eric Beuttenmüller tem dicas importantes

Uma das maiores dificuldades dos vestibulandos é a redação. No último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, pelo menos 500 mil candidatos tiraram zero no texto – por não atender aos requisitos básicos ou simplesmente porque não redigiram sequer um parágrafo. O próximo Enem será em outubro de 2015 e os candidatos não podem mais vacilar. A nota do exame servirá também para a seleção e classificação do Fies – o programa de financiamento estudantil do governo federal. Na Piaget, o vestibular é constituído por uma redação, com avaliação de zero a 100; para ser aprovado, o candidato tem de obter pelo menos 45 pontos.

Para ajudar quem está fazendo provas nessa época do ano, o professor universitário Eric Beuttenmüller elaborou dez dicas especiais. Eric dá aula na Faculdade Piaget, em Suzano, desde 2013. É doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tem mais de dez anos de experiência na área da Educação e também atua como revisor. Veja, a seguir, as dicas do professor:

 1) Planejar o texto.

Aprender a escrever é aprender a pensar, como dizia o professor Othon Garcia. E pensar antes de escrever vai muito além de se fazer um rascunho. É preciso que se tenha de maneira clara e bem definida qual tese vai ser defendida e quais argumentos serão utilizados no texto, antes de começar a escrever.

2) Lembrar que a dissertação é um texto persuasivo.

Mais do que somente trazer informações sobre o tema requisitado, deve-se lembrar que a dissertação é um texto persuasivo, que busca convencer o leitor. Por isso, é necessário que os argumentos consigam persuadir que a tese, a opinião defendida pelo autor do texto, está correta.

3) Elaborar um texto coeso: organize os parágrafos!

O texto deve ser construído de forma que os parágrafos "dialoguem" entre si, que haja uma relação de sentido entre eles. Para isso o uso de conjunções é fundamental. Além de dar coesão, garantirá também que o texto seja coerente, que ele faça sentido para quem o lê.

4) Cuidar da argumentação e da coerência textual.

Por falar em coerência, este é um ponto fundamental em qualquer texto, não só na dissertação. É importante selecionar fatos comprováveis, exemplos, dados estatísticos, alusões históricas para uma argumentação consistente e que consiga sustentar a tese defendida. Além disso, esses elementos devem ser interpretados corretamente para que se faça uma relação coerente entre eles. Para isso é necessário estar bem informado e por dentro do que está acontecendo no mundo.

5) Estar bem informado.

A fim de que se possa selecionar informações, fatos e opiniões que possam servir como base para uma argumentação consistente, é fundamental estar bem informado. Não só sobre o noticiário cotidiano, mas também em relação ao que se pode chamar de conhecimentos gerais. Para tanto, além dos meios de comunicação, é fundamental ler bons livros constantemente.

6) Desenvolver o tema de forma satisfatória. Não seja repetitivo!

É fundamental entender o que a proposta está pedindo, perceber o que deve ser discutido no texto. Além disso, deve-se desenvolver esse tema de forma que se perceba uma linha de raciocínio, uma progressão temática. Não se pode ficar apenas fechado em uma ideia, mesmo que ela seja fundamental, porque o texto fica repetitivo. Muitas vezes, se o assunto é muito amplo, é interessante fazer um recorte, ou seja, delimitar o tema a ser desenvolvido. Assim, pode-se desenvolvê-lo com mais profundidade e complexidade.

7) Conhecer bem as regras gramaticais.

Em qualquer matriz de correção de redações, inclusive a do Enem, há um item que avalia a norma padrão do texto, ou seja, as regras gramaticais. Por isso, é fundamental que o texto não apresente incorreções, ou que elas sejam muito pontuais. Muitas vezes, uma redação com boas ideias e com argumentação satisfatória esbarra nesse problema, o que obriga o corretor a descontar pontos importantes na nota final.

8) Ter clareza e objetividade.

Deve-se evitar o uso de palavras cujo significado não se tenha certeza. Muitas vezes, na tentativa de "falar bonito" o autor do texto usa palavras que não conhece, o que torna o texto confuso ou até mesmo incoerente. O ideal é escrever de forma simples e colocar as ideias e os argumentos de forma clara. O uso de frases curtas na redação também facilita o entendimento do texto.

9) Atentar para a estrutura do texto dissertativo.

A dissertação é composta de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão, cada uma delas com suas funções e suas características. De forma resumida, na introdução deve-se apresentar o assunto a ser discutido e, em geral, explicitar a tese a ser defendida. No desenvolvimento aparecem os argumentos que embasarão a tese do autor. E na conclusão, é o momento de "amarrar" as ideias, retomando de forma sucinta a tese e os argumentos expostos. Pode-se ainda sugerir alguma solução coerente e viável para o problema discutido na dissertação. No caso do Enem essa sugestão é obrigatória, uma vez que existe uma pontuação específica para esse tópico em sua matriz de referência.

10) Reler o texto.

Antes de entregar a redação final, é interessante que se releia o texto. Assim, podem-se localizar alguns erros cometidos e que podem ser corrigidos, principalmente quanto à norma padrão da língua. Em um processo seletivo, cada erro vai ser descontado e pode ser decisivo na composição da nota final da redação.

Eric Beuttenmüller é professor universitário e revisor. Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tem mais de dez anos de experiência na área da Educação. Desde 2013 é professor na Faculdade Piaget.
Eric Beuttenmüller é professor universitário e revisor. Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tem mais de dez anos de experiência na área da Educação. Desde 2013 é professor na Faculdade Piaget.

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato