22 de setembro de 2016

Professores de Ed. Física da Piaget apresentam pesquisas em Portugal

Piaget procura incentivar a internacionalização, a cooperação e o intercâmbio como ponto estratégico em programas de ensino e pesquisa.

Os professores do curso de Educação Física Vera Lúcia Teixeira da Silva e Bruno Allan Teixeira da Silva, da Faculdade Piaget de Suzano, participarão do XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, que será realizado na cidade do Porto, em Portugal, na próxima semana, de 27 a 30 de setembro. Eles também apresentarão pesquisas no seminário “Desporto: cognição e comportamento”, organizado pelo curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto e o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do ISEIT – Ensino Universitário do Instituto Piaget de Viseu.

No dia 27, Vera Teixeira e Bruno Allan participam do seminário, realizado em parceria com a Faculdade Piaget de Suzano, e o ISEIT/Viseu, com a Escola Secundária Alves Martins, de Viseu, que sediará a atividade. A professora Vera Teixeira abordará a temática “Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das Inteligências múltiplas”, com a oficina sobre “A situação problema: estratégia pedagógica no estimulo às Inteligências”.

A pesquisa da professora Vera parte de pressupostos que sustentam a teoria das Inteligências Múltiplas e aborda questões que permeiam as dificuldades de aprendizagem, e, a partir de situações problema, considera a possibilidade de elaborar e desenvolver intervenções e estratégias pedagógicas adequadas no estímulo às inteligências.

O professor Bruno Allan falará sobre “Atividades de aventura na Educação Física: da formação ao quotidiano escolar” com oficina sobre “Parkour: Possibilidade para a Educação Física Escolar nos anos iniciais”. As atividades de aventura estão cada vez mais presentes na atuação em Educação Física, como explica Bruno: “Neste cenário, o profissional e o estudante dessa área precisam desenvolver competências para atuarem com estes conteúdos dentro da educação física escolar”, disse. O docente da Piaget lançou, em setembro, no Brasil, o livro “Manifestações Culturais Radicais nas Aulas de Educação Física Escolar”.

A presidente da UniPiaget Brasil, mantenedora da Faculdade Piaget de Suzano, Lucia Marques Pereira, disse que reforçar a cooperação internacional e o intercâmbio institucional é uma das preocupações da instituição: “Pretendemos dar maior atenção à área de cooperação, atendendo aos desafios impostos pela gradual exigência, nomeadamente nos domínios formativo e da pesquisa, no quadro de um cenário cada vez mais competitivo à escala global”, comentou.

“A Faculdade Piaget tem procurado incentivar a internacionalização, a cooperação e o intercâmbio institucional, como ponto estratégico no que se refere a programas de ensino e pesquisa, bem como a mobilidade internacional de estudantes e docentes”, acrescentou a presidente.

Para Lúcia Pereira, a participação dos docentes no congresso e no seminário em Portugal revela a qualidade do corpo docente da Piaget de Suzano, além de permitir aos docentes a divulgação dos resultados dos seus projetos de pesquisa fora do Brasil.

Currículos de peso

Os professores Vera e Bruno têm, em seus currículos, presença em diversos eventos acadêmicos, inclusive internacionais, no Brasil. A participação no congresso e no seminário em Portugal é a primeira experiência fora do País. Os docentes também tiveram, recentemente, mais um artigo científico aprovado. “Atividades de aventura na licenciatura em educação física: um relato de experiência” é o título do texto, escrito por eles com Daniel Teixeira Maldonado, Valdilene Aline Nogueira e Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, publicado nos Cadernos de Formação RBCE, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

No artigo, os docentes relatam uma experiência pedagógica com a disciplina Atividades de Aventura no curso de Licenciatura em Educação Física na Faculdade Piaget de Suzano. As estratégias didáticas utilizadas nas aulas foram vivências das modalidades radicais, discussões e pesquisas sobre a inserção dessa manifestação da cultura corporal nas aulas de Educação Física Escolar.

Ao final da disciplina, observou-se que muitos discentes puderam debater, refletir e compreender de forma crítica como ensinar as atividades de aventura nas aulas de Educação Física na escola. Os autores argumentam que só foi possível obter uma prática pedagógica bem sucedida na formação do licenciado em Educação Física por conta da identidade própria do curso para possibilitar uma preparação específica para futuros profissionais que irão atuar na educação básica.

Congresso

 

O XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, que terá também apresentação de comunicação dos professores da Piaget, é realizado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP). O evento, que ocorre a cada dois anos, desde 1989, é voltado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área e é considerado um dos acontecimentos de maior repercussão no domínio das Ciências do Desporto em Portugal.

Tem como objetivo integrar os pensamentos acadêmicos e científicos de cada país e região da Lusofonia da Educação Física e das Ciências do Desporto, assim como estabelecer uma sólida rede de fraterna e profícua cooperação entre instituições, docentes e estudantes. Outra proposta do evento é fortalecer as relações existentes entre os países que possuem como língua oficial o português.site