Pedagogia

Formar profissionais qualificados, professores (as) e gestores, para atuarem no campo da Educação, hábeis nos processos de construção, transformação e difusão do conhecimento, das técnicas e das práticas associadas ao exercício da profissão do pedagogo.
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Licenciatura
4 anos
3.200 horas

Por que fazer Pedagogia?

Objetivos do Curso

Formar profissionais qualificados, professores (as) e gestores, para atuarem no campo da Educação, hábeis nos processos de construção, transformação e difusão do conhecimento, das técnicas e das práticas associadas ao exercício da profissão do pedagogo, seja na docência, na gestão, na pesquisa, entre outras, com qualidade ética, científica e social. O curso da Faculdade PIAGET procura estabelecer uma relação forte entre a teoria e a prática numa perspectiva construtiva da sabedoria.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho, em plena expansão, valoriza a necessidade da Educação e do Conhecimento, em direção ao desenvolvimento integral do ser humano e suas possibilidades de mudança, social e pessoal, através da formação no Ensino superior (a Faculdade) e as oportunidades. Portanto, a profissão do (a) PEDAGOGO (A), contempla novas e desafiadoras demandas sociais através da atuação em:

1) Creches e Educação Infantil, como professor (a) e ou gestor (coordenação, orientação e direção);

2) Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), como professor (a) e ou gestor (coordenação, orientação e direção);

3) Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Médio (1º ao3º) como gestor (orientação, coordenação, direção e supervisão); em escolas públicas ou privadas;

4) ONGs e Terceiro setor;

5) Recursos Humanos.

O que eu vou estudar e quem vai ensinar?

Disciplinas
Componentes Curriculares Curso de Pedagogia *CH
Antropossociologia e Trabalho De Campo Antropológico40
A Humanidade e o Futuro: Paradígmas: Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos40
Aplicação das Novas Tecnologias em Educação40
Atividade complementar 200
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem40
Brinquedoteca: Inovação, Jogos e Materiais Sustentáveis de apoio e aprendizagem40
Comunicação Oral e Escrita40
Currículos e Programas de Ensino80
Didática Do Ensino de História e Geografia80
Didática e Prática do Ensino da Língua Portuguesa80
Didática e Prática do Ensino da Matemática80
Didática e Prática do Ensino das Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Responsabilidade Socioambiental80
Didática Geral 40
Didática na Arte-Educação80
Didática: Práticas Educativas40
Educação Inclusiva40
Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança40
Estágio Supervisionado de Educação Infantil – Pré-Escola50
Estágio Supervisionado Educação Básica – EJA (Fundamental I)50
Estágio Supervisionado em Educação Infantil – Creche 50
Estágio Supervisionado em Gestão – Administração Escolar e Coordenação Pedagógica 50
Estágio Supervisionado em Supervisão de Ensino50
Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Anos Iniciais – 1º ao 5º ano.100
Estrutura e Organização da Educação Brasileira40
Ética e Diversidade Familiar40
Ética Profissional na Educação40
Filosofia Geral e da Educação80
Fundamentos do Estágio na Formação Docente40
Gestão em Administração Escolar e Supervisão de Ensino80
História da Cultura Afro brasileira 40
História Geral e da Educação 80
Informática e Sistemas de informação40
Introdução à atividade acadêmica40
Legislação e Política Educacional40
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais80
Metodologia Científica40
Metodologia da Educação Corporal e Recreação80
Metodologia da Educação de Jovens e Adultos (EJA)80
Métodos de Alfabetização e Letramento80
Piaget e a Psicopedagogia da Educação Infantil80
Primeiros socorros e reanimação40
Princípios da Educação Piagetiana40
Princípios e Gestão da Coordenação Pedagógica 80
Projeto de Educação Escolar em Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)80
Projeto de Intervenção Escolar Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano)80
Projeto Escola do Futuro e Transdiciplinaridade40
Projeto: Jogos, Brincadeiras e Literatura Infantil80
Psicologia da Aprendizagem80
Psicologia do Desenvolvimento: Epigênese e ciclos da vida40
Saberes Docente, Organização Pedagógica e o Sujeito Coletivo40
Sociologia da Educação40
Sociologia Geral 40
Terceiro Setor e Iniciativas Inovadoras40
Trabalho de Conclusão de Curso I40
Trabalho de Conclusão de Curso II40
Carga horária total 3230
* disciplinas que serão oferecidas no decorrer do curso apresentadas em ordem alfabética
Professores
Em cumprimento a LEI Nº 13.168, DE 6 DE OUTUBRO DE 2015.


Tabela atualizada em: 11/10/2021
DocenteQualificação do docenteTitulaçãoTempo de Casa (anos)
Adriana C. RodriguesEngenhariaMestre6
Adriana de S. N. LourençoNutriçãoMestre7
Alvaro da Cruz P. JuniorPedagogiaDoutor2
Ana Claudia Cunha Barbosa da SilvaEstética e CosmetologiaEspecialista<1
Ana Claudia PelizonCiências BiológicasDoutor8
Andressa Nascimento PradoFisioterapiaEspecialista3
Antonio Gracias Vieira FilhoCiências SociaisMestre5
Ariane PolizelPedagogiaEspecialista6
Betina C. Dias de SiqueiraEnfermagemMestre1
Bruno Allan TeixieraEducação FísicaMestre7
Bruno Limberto BritoDireitoMestre<1
Cassiana Cristina PimentaBiomedicinaEspecialista3
Clóvis Claudino BentoEducação FísicaMestre5
Emeli de Souza B. PachecoFisioterapiaEspecialista6
Emílio Donizeti LeiteEnfermagemMestre1
Fabio de Sousa CamargoDireitoEspecialista3
Fábio Luiz V. de OliveraFísicaEspecialista5
Fernanda Mayumi L. MutouFisioterapia e Estética e CosméticaEspecialista2
Gabriel Bazzeggio da FonsecaDireitoMestre3
Gabrielle Mitico MiyakeEducação FísicaDoutor<1
Gleice Branco SilvaEducação FísicaMestre2
Guilherme Costa MatsutaniFarmáciaDoutor1
Joel Levi F. FrancoEnfermagemEspecialista2
José Castilho JuniorCiências ContábeisMestre<1
José Marcos de O. CarvalhoAdministraçãoEspecialista4
Juliana P. P. de O. EscandolheroEngenhariaMestre1
Karolyne H. R. C. PereiraFisioterapiaEspecialista6
Kelly Cristina S. dos SantosEnfermagemEspecialista1
Leandro LazzareschiEducação Física e FisioterapiaDoutor<1
Luciene Farias de MeloEducação FísicaDoutor8
Luiz Antonio DentiniDireitoEspecialista1
Luiz Dorio V. de CarvalhoEngenhariaMestre2
Maira Campos de AlbuquerqueFisioterapiaMestre6
Marcos Gonçalves SantanaCiências ContábeisEspecialista2
Maxilene Soares CorreaDireitoMestre1
Niclaudia M. de Barros VieiraLetrasEspecialista5
Patricia Vieira SantosAdministraçãoEspecialista6
Paulo Henrique O. C. dos SantosDireitoEspecialista5
Pedro Luiz RosaCiências ContábeisEspecialista5
Poliana de Andrade LimaFisioterapiaMestre8
Ricardo Suehiro ArcosAdministraçãoMestre2
Roberto Carvalho YamamotoFarmáciaMestre3
Robinson Fernandes M. GuedesAdministração e Ciências ContábeisEspecialista1
Rodolfo Vieira da SilvaAdministraçãoEspecialista6
Rogerio Rodrigues da SilvaDireitoEspecialista3
Ronnie de A. Alves da SilvaPedagogiaMestre1
Silvia Aparecida do Carmo RangelDireitoMestre<1
Silvia R. M. da Silva BoshiFisioterapiaDoutor9
Solange TomiyanaDireitoDoutor4
Thais de Moura NevesNutriçãoEspecialista3
Tulio Nakazato da CunhaCiêncas Biológicas e FisioterapiaDoutor<1
Vanessa G. de Lima SouzaEstética e CosméticaEspecialista<1
Vera Lucia Teixeira SilvaEducação FísicaMestre8
Wilner Pereira SantosPedagogiaEspecialista3

Quem é o coordenador do curso?

Prof. Dr. Álvaro da Cruz Picanço Jr.

Álvaro da Cruz Picanço Junior é Doutor em Psicologia Educacional pela UNIFIEO, Mestre em Artes pela  UNESP, Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá, e Licenciatura  em Educação Artística pela UNESP. É pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense – UFF , e em  Saúde Pública – Curso de Aperfeiçoamento na  Área da Educação Especial  pela Faculdade de Medicina da USP. Atua na docência, pesquisa e coordenação de cursos de formação de professores e na educação inclusiva.

Portaria de autorização: nº 12, de 27 de janeiro de 2016 – DOU 29/01/2016
* Cursos Autorizados estão sujeitos ao Processo de Reconhecimento. De acordo com a legislação em vigor, Cursos Autorizados devem ter suas solicitações de reconhecimento realizadas dentro do prazo legal, sendo que, havendo a demora por parte do Ministério da Educação quanto à decisão final deste processo, a Portaria Normativa no. 40, de 12/12/2007, republicada em 29/12/2010, possibilita a todas as Instituições de Ensino Superior vinculadas ao sistema federal de ensino o reconhecimento de cursos nessas situações para fins de expedição de diplomas.

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